Projeto prático online é apontado como contraponto à teoria

O equilíbrio entre teoria e prática não é uma discussão de hoje. Antigos estudantes de jornalismo na Universidade de Coimbra (UC), agora no ativo, emprestam soluções à instituição. Uma redação virtual é a sugestão que apontam como possível alternativa ao que oferece a Associação Académica de Coimbra (AAC). Bruno Vicente, João Campos, Sandra Ferreira e Cláudia Oliveira regressam aos anfiteatros da Faculdade de Letras da UC. A sua atividade na imprensa regional serviu de tema à primeira sessão de ontem, 14, da Semana do Jornalismo.

Por Inês Filipe, Joana Cabral Babo e Paulo Silva.

Os oradores confessam  invejar esta iniciativa. Todos eles encontraram um espaço onde criar experiência para enfrentar o mercado de trabalho: a AAC. É à envolvência em projetos extra-curriculares que atribuem a “estaleca” adquirida nos tempos de formação. Ainda assim, em uníssono, afirmam que a vertente teórica não deve ser descurada. “Acaba por se revelar em diferentes formas de ver o acontecimento”, como diz a jornalista do Diário As Beiras e do Região de Leiria, Sandra Ferreira.

O contacto com as fontes e a adaptação aos ritmos de produção diária são as maiores dificuldades que encontram nos estudantes que se limitam ao percurso académico. Atualmente redator da Revista C, Bruno Vicente sugere a criação, por parte da universidade, de um projeto que desenvolva capacidades práticas. Colaborador do Jornal de Notícias, João Campos considera as plataformas online como uma boa possibilidade de contacto com as rotinas de redação.

Aluno de mestrado de Comunicação e Jornalismo, João Gaspar considera que a Semana do Jornalismo “ajuda a demonstrar limitações do próprio curso e do equipamento disponibilizado”. Declara ainda que a iniciativa permite aos estudantes realizar trabalhos práticos e que estes ateliês ajudam a enriquecer a forma como pensam o jornalismo.

“A semana serve para perceber as dificuldades e resolvê-las”, assegura o coordenador do 2º ciclo de Comunicação e Jornalismo, Carlos Camponez. Este evento cria um espaço de convívio entre os diferentes níveis de estudos e respetivos professores, de forma a testar conhecimentos e a formação dos alunos, considera o docente. “É um complemento ao curso”, conclui.

“Atividades como a Semana do Jornalismo abrem novos horizontes”, afirmam os oradores do debate. Carlos Camponez destaca ainda que esta é uma primeira iniciativa que pode vir a ser melhorada. São atividades como estas que procuram concretizar a vertente prática do curso. Fica a proposta, dos ex-alunos, de uma redação criada pela UC num futuro que se deseja próximo.

Deixe um comentário